Paulo Franke

09 janeiro, 2017

Hämeenlinna - onde vivemos/where we live - INVERNO/WINTER


BASICAMENTE A MESMA CIDADE E O MESMO INVERNO DE CADA ANO,
SÓ QUE TRANSCORRE NESTE MOMENTO O INVERNO DE 2016
E, APOSENTADOS, VIVEMOS EM OUTRA CASA.

HÄMEENLINNA - onde vivemos - NO INVERNO (4)


O inverno severo deste ano no centro e sul da Europa, causando cáos em tantos países, para os escandinavos é simplesmente um inverno normal e conhecido. Atípicos eram os invernos de anos recentes, considerados "invernos quentes". Possuindoknow-how de neve, a Finlândia tem infraestrutura para enfrentar baixíssimas temperaturas e fazer a vida dos seus cidadãos tocar para a frente. Em qualquer temperatura, as pessoas vão normalmente para o trabalho, os estudantes para a escola, os bebês e criancas bem pequenas para as créches, os velhinhos saem para a rua para, a conselho médico, se exercitarem empurrando os seus carrinhos (rullator) e aí por diante.
______________

O manto branco sobre as cidades - inclusive Hämeenlinna - torna o país mais Finlândia!




























Abaixo, na feira-livre, que funciona também no inverno, a raridade de um forno inglês de 1892, a gas, em pleno funcionamento para assar pão ou peixe. O salmão que compramos não poderia estar mais delicioso!










__________________


A neve e suas obras de arte...















































_____________________


O castelo medieval de Hämeen, construído em 1.200 A.D.

































___________________________



O quartel construído pelos russos quando dominavam a Finlândia, até a sua independência em 1917; ainda em funcionamento. Nosso apartamento fica no edifício em frente ao quartel.















___________________


Inverno, tempo de intensificar atividades no nosso Exército de Salvação.

















____________________________


A maioria das cidades finlandesas possui o seu clube de natação (uimahalli), que frequento tipo duas vezes por semana. Muito bem equipados, possuem também aulas de ginástica e diversas saunas. Abaixo, ao fundo, a grande piscina de hidromassagem, minha preferida.













_____________________

Hora de chegar ao lar-doce-lar, mais aconchegante ainda com o frio e a neve lá fora.






























As três fotos acima foram tiradas no momento da virada do ano novo, quatro horas adiante do Brasil.


________________________________________



L i n k s


Não deixe de procurar no "Índice de todos os meus tópicos", à direita ao acessar o blog:


Hämeenlinna - onde vivemos ...


na primavera - no verão - no outono


Também:


O país nórdico onde vivemos.

14 Comments:

  • Vo, gostei bastante, prinsipalmente do fugão de 1892.
  • Só para assinalar um ítem, aquelas mesinhas do lado de fora do restaurante, com "bolos" de neve em cima delas é o máximo!! Gostaria de alguma vez poder experimentar a neve em minhas mãos... Como de costume, vc é um fotógrafo excelente, pegando cenas incríveis... Parabéns e um 2010 maravilhoso para todos voces. Abraços, Ady.
  • QUE LINDO!!!
    é POSSIVEL SE DESLOCAR DE BICICLETA OU A PÉ NESTE CLIMA?
    QUANTO TEMPO VC CONSEGUE FICAR NA RUA?
    ABRAÇO
    DENNIS
  • Amigo Paulo,
    Como deve ser difícil a adaptação em tamanho frio! Fico pensando que o Criador realmente não esquece nada e, por isso, deve ser algo de gostoso. As paisagens são maravilhosas e encantadoras, tudo parece estar em outro lugar, mas no mesmo... Entende-me? Simplesmente aconchegante, é como imagino viver em contato com a neve, mesmo parecendo contraditório.
    É-nos difícil entender como manter a vida nos trilhos com tanto frio, mas como o senhor diz, na Finlândia o know-how é perfeito e a muito aprimorado!
    Parabéns por obter fotos tão lindas e por sua paciência frente à janela por 4 horas!!! Fantástico seu esforço por uma linda foto! E como é linda! Amei ver um Castelo datado do período da lenda do Rei Arthur, não é incrível!?
    Adorei muito ver essa beleza e mais ainda quando o senhor fala que este inverno não é estranho, pois lembro de outros países reclamando da falta de neve em anos anteriores!
    Então, como não gostar e aproveitar se a natureza esta voltando ao normal... Eu acredito!
    Muito bonito tudo!
    Grande abraço
    Maria
  • Pai, artista, lindas as fotos, principalmente as da "neve e suas obras de arte". Parabens! Entao por aí andou nevando muito tambem... Que legal!

    Aqui -32 amanha! Ui!

    Beijo.

    martta
  • Paulo, lindíssima a cidade em que vives e, pelas fotos, toda a Finlândia. Interessante que só a parte norte da Europa parece nova, o centro especialmente, parece todo "mofado". Hammennlina se assemelha a lugares de filmes,muito limpa e com todos os prédios novos. Parece que não existe nada velho aí, com exceção dos idosos que tem longa vida, segundo teus comentários. O Brasil é muito lindo com estas praias e muito sol mas com esta chuva sem parar vai acabar todo mofado!
  • Muito bela essa seleção de fotos !
    Parabéns !
    Abço, Cláudio Humberto
  • Anderson disse:

    Anonimo disse:

    Como sempre ótima postagem e belíssimas fotos no seu blog. Muitos parabéns!
    Estou começando a gostar da Finlândia por sua causa. (rs)
    Grande abraço!

    Sexta-feira, Janeiro 08, 2010 9:56:00 AM
  • Amigo adoro quando você nos dá o privilégio de podemos conhecer um pouco mais desse país ...simplesmente adoro saber dos costumes,dia a dia e hábitos da Finlância que como nosso amigo Anderson já ´postou passei a gostar e a me interessar através de você!
  • Nossa, quantos macetes pra se viver com o rigoroso inverno e com essa neve toda hahaha.
    Não tenho idéia e acho que iria dançar e muito pra aprender a viver em lugar como este hehe.
    O dia finlandês no inverno é curto, somado as luzes e aquecedores...Como é que fica o consumo de energia no mês? Deve sair muito caro pra vcs, estou certo?
    Como você sabe, aqui no Brasil não tem essas viagens de trem como existem ai no hemisfério norte, adoraria experimentar andar de trem, nunca andei haha. Falando em trem... minha tia/tio já moraram 1 ano em São Petesburgo e Moscow, é perto da Finlandia né?! Você ja foi pra lá? As cidades russas são maravilhosas hehe.
    Você morou em uma Ilha onde a lingua era sueca, isso quer dizer que você tbm domina o sueco? Quantas linguas consegue falar ou até mesmo "arranhar"? Gostaria de ser assim haha (estudar).
    Você tem uma saude muito boa, como sair de uma casa aquecida a +20ºC pra fora onde a temperatura é de -20ºC sem ficar doente? Colocar bastante roupa pra manter a temperatura do corpo?
    Não entendo como alguém sai de uma sauna e pula em um lago congelado e não tem choque térmico, tem idéia? Eu JAMAIS faria isso, resultaria em pelo menos 2 semanas doente hahaha, a sensação deve ser terrivel.
    Quando e onde foi a primeira vez que você viu neve, geada ou algo dessa natureza em sua vida? no RS? Aposto que tem saudades do bom churrasco gaucho hehe.
    Não tenho como negar, é INCRIVEL as belas paisagens proporcionada pela natureza... o que é mais agradavel? Ver elas pessoalmente sentindo um vento cortante e o frio? Ou ver pelas fotos? Acho que sentir esse frio todo, tem uma recompensa hehe.
    Adorei a postagem, é muuuuuuuiiito lindas as fotos!
    Abraço.
  • De um amigo

    Tenho te acompanhado nos blogs. Cada dia melhor ( e sem se repetir, o que mais me impressiona).
  • Franke,não há palavras para descrever a beleza deste lugar. Vc certamente é um privilegiado.....Rejane
  • maravilhaaaaaaaaaaaa..........
    lindissima as fotos..........Parabens,pois nao canso de te elogiar pelo belissimo trabalho e sua sensibilidade em captar tao bem este pais...feliz 2010....abraços ....Linia
  • Adorei, meu amigo Franke.
    Deu vontade de estar aí por alguns momentos.
    Imagens muito lindas! Parabéns.