Paulo Franke

15 fevereiro, 2011

Visitando meu amigo sobrevivente do Holocausto...

Meu amigo Franck Mayer faleceu no primeiro semestre de 2012. Que Deus o tenha!
_____________________________

http://paulofranke.blogspot.com/2008/04/mayer-franck-ontem-auschwitz-hoje.html

Muitos leitores certamente se perguntam como estará passando Mayer Franck, que foi alvo de minha postagem, em abril de 2008, intitulada Mayer Franck - ontem Auschwitz, hoje Finlândia. De repente, será interessante conhecer inicialmente sua história através do link acima antes de ler o texto abaixo, sobre a visita que fiz, na semana passada, a este querido amigo, o único sobrevivente de um campo de concentração ainda vivo na Finlândia.



Por algum intervalo de tempo não tendo notícias dele, soube que vive atualmente no Sara Koti (Lar Sara), entidade que abriga pessoas judaicas da terceira idade, na capital Helsinki. Não hesitei e no dia seguinte fui visitá-lo, encontrando-o bem disposto tomando o seu café da tarde em companhia de outros internos do Lar.


Naturalmente mais envelhecido e agora recluso a um Lar, o número de identificacão dos prisioneiros de Auschwitz, bem nítido desde a Segunda Guerra Mundial, permanece no braço do meu tair fraind (caro amigo em iídiche).



Esqueci-me de perguntar se é levado aos sábados à Sinagora de Helsinki ou o rabino vai ao Lar atender espiritualmente aos internos.




Diante da Sinagoga de Helsinki, na foto de 2008, ao escrever recordo-me de que ir a Israel visitar sua filha era uma das grandes alegrias de Mayer... Voltará ele um dia à sua amada Eretz Israel?



Não me lances fora no tempo da velhice; quando minha força for esvaindo, não me abandones...


Ó Deus, tu me ensinaste, desde minha mocidade, e até agora eu declaro tuas maravilhas.


E até mais velho, de cabelos brancos, ó Deus, não me desampares.



Ainda estou pobre e necessitado; apressa-te em meu auxílio, ó Deus. Liberta-me, Senhor, não demores.

Trechos dos Salmos 70 e 71 da Bíblia com ajudas adicionais, traduzida em português das Línguas Originais Hebraico e Grego. Editoração Alfalit Brasil. Impresso em Estocolmo - Suécia.

___________________________________________________________

Uma coleção imperdível de CDs sobre o Holocausto - Simon Wiesenthal Collection - narrada por artistas de Hollywood:

.
http://paulofranke.blogspot.com/2010/07/artistas-narram-holocausto-simon.html


*Eu nunca me esqueci de você (narrado por Nicole Kidman)

*Ecos que permanecem (narrado por Martin Landau)

*O longo caminho para casa (narrado por Morgan Freeman)

*Heróis inesperados (narrado por Ben Kingsley)

*Genocídio (narrado por Elizabeth Taylor e Orson Welles)

*Liberação (narrado por Whoopi Goldberg e Patrick Stewart)

*Sempre novamente (narrado por Kevin Costner)

*Em busca da paz (narrado por Michael Douglas)
_____________________________________________

3 Comments:

  • MONIQUE disse:

    Tenho muita curiosidade sobre o Holocausto e principalmente sobre sobreviventes da miséria dessa época. Eu gostaria muito de conhecer alguém que vivenciou essa época, mas acho que é impossível ... só pra saber os detalhes dos temores que a pessoa vivenciou. Quero muito um dia conhecer o museu da amada Anne Frank, o campo de concentração de Auschwitz, tudo isto me emociona e me toca muito.

    Obrigada viu ?!!!! Um forte abraço

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, fevereiro 18, 2011 4:52:00 PM  

  • Pr. Paulo.
    Terríveis as histórias contadas pelo amigo Mayer e sua luta pela vida em tempos de guerra. Mas ainda assim, grato a Deus que não permitiu que lhe fosse tirado a vida. Suas postagens são sempre muito bem escritas e ricas em detalhes, o que nos leva a viajarmos juntos por este mundo afora. Continue assim nos enchendo com suas histórias de vida, pois aprendemos muito e nos aproximamos também. Abraço do amigo Fábio, diretamente de uma pequena praia chamada Cidreira, no Rio Grande do Sul

    By Anonymous Fábio Cruz da Silva, at sexta-feira, fevereiro 18, 2011 9:16:00 PM  

  • Aviso que meu amigo sobrevivente do Holocausto faleceu em maio ou em junho de 2012, contaram-me.
    Que D-us o tenha!

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, junho 22, 2012 10:23:00 PM  

Postar um comentário

<< Home