Paulo Franke

10 dezembro, 2010

Teatro - Vamos montar uma peça de NATAL?

Do "fundo do baú", um teatrinho-light para quem gosta e quer alegrar a sempre atual festa natalina - da igreja, da escola, de uma instituição social de sua cidade (orfanato, creche, asilo de velhinhos etc), do clube ou mesmo do seu emprego.

Sou o autor da peça, mas posso ter sido inspirado por alguma historieta da revistinha O Pato Donald, não sei. O que sei é que a apresentamos durante três Natais em três diferentes cidades onde trabalhamos. E foi sucesso!!
Toda a peça é apresentada "ao vivo", sem entra-e-sai do palco.



Em 1976, na cidade de Rio Grande-RS, onde nasceram nossas duas filhas, que logo foram para o "palco", uma de pastorazinha e a outra de anjinho, no colo da mãe, "a mulher do diretor".

Em 1981, na cidade de São Paulo, onde nasceu nosso filho. Na foto, nossa segunda filha, um anjo maiorzinho agora que, espontaneamente, sem fazer parte do roteiro, espia as madames recém-chegadas no canto do palco, enquanto um rei assenta-se ao chão.
(Se for achada outra foto dessa peça, adicionarei aqui)

.

Em Perth Amboy-NJ, EUA, 1985, meu filho é o pastorzinho compenetrado no seu papel, com o seu cajado, e outras crianças da escola dominical fazem parte do elenco.


********************

Enredo
- com cortina ou sem cortina -

Um orfanato, não necessariamente do Exército de Salvação, às vésperas do Natal enfrenta uma situação financeira precária. O diretor abre o jornal do dia anterior - pois não teve dinheiro para comprar o "de hoje" - e anima-se ao ler um anúncio:


CONCURSO DE PRESÉPIOS

PROMOVIDO POR SENHORAS DA SOCIEDADE LOCAL

ARME O SEU E AGUARDE A VISITA DA COMISSÃO JULGADORA

PRÊMIO PARA O PRESÉPIO VENCEDOR:

(estipule uma quantia)


Rapidamente dirige-se às "tias" do orfanato e às crianças (assentadas na sala (palco) desde o início), contando-lhes o que leu e, sem demora, dá ordens a que sejam arrumadas com roupas especiais, que o presépio seja montado e que elas sejam colocadas nos respectivos lugares, pois... não há tempo a perder, uma vez que receberão a visita HOJE!
*
O diretor ajuda a montar o presépio enquanto as "tias" preparam as crianças, colocando-as nos devidos lugares da "estrebaria de Belém" e, não muito depois, ouve-se uma batida à porta. São as senhoras da sociedade que, finamente vestidas, são convidadas a sentar-se enquanto na sala (palco) os últimos retoques são dados no cenário da estrebaria de Belém.
*
Encaminhadas à sala do orfanato, as senhoras examinam a cena, conversam em voz baixa entre si e concordam: este é o melhor presépio que viram! Assim sendo, entregam o cheque ao diretor sensibilizado que agradece e convida todos - inclusive a platéia - a que entoem o hino "Noite de Paz" (Noite Feliz).


The End

__________________


"Modo de fazer"

Selecione/procure nove crianças que representem José, Maria, o menino-Jesus (um boneco), duas que sejam os pastores, duas que sejam os anjos e três que sejam os reis.
*
Os animais podem ser tapetes de pele enrolados (ver foto).
*
Os reis devem trazer consigo presentes para depositarem ao pé da manjedoura.
*
A manjedoura, algo que se adapte, coberta de palha e de um pequeno lençol.
*
As "tias" de preferência devem usar guarda-pó ou avental.
*
Em um canto da sala (palco) prepare de antemão material que seja montado a parecer um telhado (ver foto), palha para cobri-lo e para que seja espalhada no chão.
*
Uma estrela pode ser colada acima ou no presépio.
*
Uma saleta para as madames se assentarem poderia ser interessante (ver foto).
*
De preferência que vistam roupas longas e finas, inclusive chapéu, se quiser dar um toque antigo na apresentação.
(Ao julgarem a cena, alguma pode enxugar as lágrimas com um lenço)
.
*************

Detalhes importantes
que deixarão a peça espontânea, colorida e bem diferente de qualquer outra:
*
Não há texto a decorar, mas é necessário pelo menos um ensaio para que tudo funcione o melhor possível.
*
O diretor do orfanato deve de preferência ser uma pessoa adulta que represente bem e de forma espontânea e se possível cômica, pois ele faz o papel-chave e com seus gestos e ordens fará a peça desenvolver-se com vida e ação, jamais de forma parada e desanimada, o que pode significar... fracasso. (Pode ser um diretor ou uma diretora)
*
As "tias" devem agir com rapidez ao vestir as crianças, colocando as vestes especiais sobre a roupa com que já estão vestidas (roupas leves e simples). As vestes de peça deverão estar em um canto da sala, cobertas por um pano. Essas vestes podem ser costuradas ou adaptadas anteriormente; por certo não faltará uma pessoa que as confeccione. Coroas para os reis, cajados para os pastores. A sala, por ser uma sala simples, não deve ter enfeites.
*
As crianças certamente vão rir muito no processo de serem vestidas às pressas diante das pessoas presentes, o que pode contribuir para a espontaneidade da peça. Orientá-las, no entanto, a que uma vez no palco não olhem para a platéia (tipo acenando para os pais!). Se o fizerem, no entanto, não haverá problemas, tudo em nome da espontaneidade. Mas, atenção, no momento em que a "comissão" esteja julgando, as crianças devem ser instruídas a ficar em silêncio e darem o máximo de si no seu papel interpretando a cena do nascimento de Jesus, no caso com expressões de respeito e devoção (se conseguir, o resultado final vai ser muito melhor!)
*
Se houver possibilidade, que se coloque um fundo musical orquestrado suave e luzes direcionadas ao palco, enquanto as demais do ambiente sejam apagadas, o que dará um bonito efeito à cena.
*
As fotos poderão dar uma idéia, mas você pode usar de sua criatividade, o que brasileiros têm de sobra, e adapte a peça como achar necessário.
*
Cópias do "Noite Feliz" devem ser distribuídas à entrada, de modo que no final todos sejam convidados a cantar. Antes de fazê-lo, cabe uma leitura bíblica curta do Evangelho de Lucas feita pelo diretor ou uma das "tias".
*
Agora, mãos à obra, sucesso e obrigado por divulgar esta postagem que exalta Jesus, a Personagem principal do Natal!


*********************