Paulo Franke

28 fevereiro, 2010

OlimpíadasCANADÁ+BaleiaAssassinaUSA+TerremotoCHILE


Devido aos fusos horários, praticamente não assistimos pela TV as Olimpíadas de Inverno, transmitidas aqui na Finlândia no meio da noite. Nos reviews durante o dia ou no início da noite demos uma olhada nos saltos em esqui e na patinação, principalmente.


Casais, mulheres ou homens, ao som de belas músicas, patinaram e extasiaram a muitos. Sem muita paciência para assisti-los por muito tempo, reconheço no entanto a beleza das apresentações e o esforço tremendo desses jovens patinadores nos ensaios até o grande dia da apresentação.


E cada vez que vejo patinadores recordo-me da maior patinadora que já existiu, Sonja Henie (1912-1969), de nacionalidade norueguesa, certamente até hoje uma referência importante para todos os praticantes do esporte-dança, chamando-o assim, sempre presente em olimpíadas de inverno e em certames comuns no hemisfério norte.
.


Como crianças, assistíamos ao filme que estivesse em cartaz no cinema do nosso bairro, a somente dois quarteirões de nossa casa, não importando se fosse a um western, uma comédia, um romance ou um drama, uma vez que a maioria dos filmes da década de 50 eram, salvo algumas exceções, água-com-acúcar. E quando eram censurados até 18 anos, naturalmente passávamos de largo pelo Cine Avenida. Não me recordo de quantos filmes com a famosa patinadora assisti, pouco sabendo a seu respeito a não ser que quando rodopiava ao patinar simplesmente desaparecia tal a sua destreza.



Sonja começou a patinar aos 6 anos e aos 14 recebeu a sua primeira medalha. Foi 10 vezes campeã mundial e 6 vezes campeã européia. Convidada por Hollywood, chegou a ser a atriz da época mais bem paga. Sua figura tornou-se controversial ao cumprimentar Hitler com a saudação nazista, não escondendo a sua simpatia pelos alemães. Por essa razão, suas propriedades na Noruega não foram confiscadas. Foi considerada um tipo de traidora por noruegueses-americanos e também por seus compatriotas que muito sofreram com a invasão nazista no seu pacífico país. Isso não impediu, no entanto, a que erguessem o monumento acima na capital Oslo. Sonja morreu de leucemia aos 57 anos.

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz



Por ter sido treinada como oficial nos EUA e por ter trabalhado lá por um tempo antes de ser transferida para o Brasil, Anneli recebeu, após 3 anos, suas primeiras férias missionárias pagas por aquele país no ano de 1977 , com direito a levar consigo a sua família. Uma das etapas dessas férias foi visitar a Flórida, cheia de entretenimento para nossas crianças, ainda que pequenas. E em Orlando visitamos também o famoso Sea Aquarium.



As meninas vibraram com a visita ao Home of Flipper, golfinho que aparecia em uma série de TV da época.



Adestradores e golfinhos faziam o espetáculo que procurei fotografar no climax de suas apresentações, como mostra a foto.
.


Nossa filhinha mais velha imita o pai fotografando os simpáticos animais que cativam grandes e pequenos.



Mas quando chegou a vez de assistirmos as apresentações das baleias assassinas, nossas filhas ficaram assustadas pelos enormes animais e pelo barulho que faziam na água durante as apresentações.



O adestrador chega ao cúmulo de colocar sua cabeça na boca de uma das baleias!



Procurei estes slides, os projetei e fotografei exatamente em vista da tragédia ocorrida no Sea Aquarium na semana passada, quando uma baleia traiçoeiramente assassinou sua adestradora de 40 anos e muitos de experiência. Isso aconteceu enquanto fazia demonstrações aos espectadores horrorizados. A partir disso, os riscos estão sendo considerados no "inocente" Sea Aquarium, que recebeu atenção mundial na semana passada.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Um terremoto de 8.8 na escala Richter abala o Chile na semana passada! E assim acompanhamos novamente mais uma tragédia que coloca em alerta máximo, pelo perigo de tsunami, a mais de 50 países banhados pelo Oceano Pacífico. Estatísticas falam de mais de 700 mortos, por enquanto...



Por estar estabelecido no Chile desde 1909, o Ejercito de Salvación, como no Haiti, foi a primeira organização a entrar em cena para ajudar os afetados pela tragédia, o que assisti pelo canal americado CNN. Foram mobilizadas cantinas de emergência e diante delas grandes filas se formaram...




... para receberem todo o tipo de ajuda, principalmente de alimentos, café, chá, água e cobertores. Uma central situada na cidade abastece as cantinas continuamente. Socorro e ajuda financeira começam a chegar do Quartel Internacinal em Londres, conforme lemos no site abaixo.





Um templo salvacionista na cidade de Concepción foi totalmente danificado, como mostra a foto.



Enquanto isso prosseguem no Haiti os trabalhos de ajuda, também médica, do Armée du Salut, ainda com equipes de diversos países lá estacionadas, conforme reportagens e relatórios em publicacões salvacionistas que nos chegam.


+++++++++++++++++++++++++++++



L i n k s





Assista ao video que mostra a obra salvacionista no Chile:

http://www.youtube.com/watch?v=ciiqsVwV6fM


E saiba mais a respeito de nossa ação em mais este terremoto:



http://www.salvationarmy.org/

3 Comments:

  • Querido irmão, admiro muito o trabalho de ajuda humanitária prestada pelo Exército da Salvação. Deus os abençoe em todos os campos de atuação. Abraços.

    By Blogger Família Amaral, at segunda-feira, março 01, 2010 8:19:00 PM  

  • Nossa, em 1977 você e sua familia estavam lá, no Sea Aquarium, muito legal isso.. imagino como deve ser assustador o tamanho dessas baleias, no entanto, um espetáculo incrivel.. ainda pensando que elas deveriam estar na natureza e não servindo de fonte de renda humana, hehe... sem problema, fico feliz por você ter ido la um dia com sua familia, hehe.
    Lembra-se da ONG, Un Techo Para Mí Pais? Ela nasceu no Chile e hoje esta presente em 14 ou 15 paises, essa ONG tem como objetivo construir casas de emergencias para familias em situações irregulares, pobres, sem condições dignas de vida, etc. Agora, penso eu, que é a vez do Chile receber ajuda e acredito que esta recebendo, como tenho dito pra você uma vez que quero participar nessa ONG, um dia.. quem sabe, o que posso desejar neste momento é boa sorte para os hermanos, estão precisando e muito agora.
    Parabéns pela postagem.
    Abraço !

    By Blogger João Guilherme, at segunda-feira, março 01, 2010 11:50:00 PM  

  • Ah, esqueci-me...
    Tenho assistido durante a tarde, na hora do café (15 - 16h) as Olimpiadas de Vancouver, nunca tinha acompanhado a uma olimpiada de inverno, hehe... é MUITO legal, diferente do que estou acostumado a ver.. hehe.
    Sobre a patinadora da Noruega, intrigante os atos que ela tomou na época, pelo que tenho visto, certamente ela entrou pra história, hehe.
    Abraço !

    By Blogger João Guilherme, at segunda-feira, março 01, 2010 11:59:00 PM  

Postar um comentário

<< Home