Paulo Franke

13 outubro, 2009

Do filme que passou, o CINEMIN que ficou.

Postagem dedicada aos meus amigos cinéfilos.
Quando estive no Rio Grande do Sul em férias, este ano, ganhei um presente de minha irmã mais velha, a quem fui especialmente visitar na cidade de Pelotas: exemplares de CINEMIN que ela guardava com muito carinho todos esses anos, uma revista da Editora Brasil-América Ltda, do Rio de Janeiro, dos anos de 1952 e 1953.

Reconheci alguns filmes e praticamente todos os artistas retratados na antiga revista, pois dos anos de 1953 a 1961 o cinema foi o meu passatempo favorito, nada raro para um adolescente dos anos dourados, como é chamada a década de 50. Em 1961, assisti a um filme onde aparecia o Exército de Salvacão e considero-o um dos passos que me trouxe para esta organizacão onde sirvo até hoje.

Ingressando nesta amada igreja, decidido a servir a Deus, considero que subi para outro "firmamento", e deixei de ir a cinema, muito porque a rotina trabalho-escola-igreja, e principalmente a última, tornou-se o respirar de minha vida.

NO ENTANTO...

... sempre guardei com carinho as fotos dos astros e estrelas que, a meu pedido, chegavam de Hollywood e, gracas à minha memória-fotográfica, nunca me esqueci dos filmes a que assisti naqueles anos. Hoje eles se tornaram também assunto no meu blog e mesmo no Orkut e, por este motivo, tenho feito amigos que viveram nos anos 50 como também gente jovem que aprecia cinema antigo.
*Esta*postagem*é*para*vocês!*


(Utilizando o ZOOM, acredito que poderá ler as legendas e demais comentários das revistas, poupando-me de transcrevê-las abaixo das fotos, a não ser alguns comentários pessoais que considero interessantes. Se não for possível, os leitores que pertencem ao Orkut poderão ler as paginas abaixo e ver as fotos no meu álbum "Só para cinéfilos - Hollywood anos 50" (aberto a todos), com resultado mais satisfatório.)


*


**


***


****


*****


******


*******


********



O filme da capa de CINEMIN, desenhado em resumo, era uma forma de o "assistirmos novamente" e guardá-lo como recordacão. De minha parte, colecionei a revista FILMELÂNDIA, cuja postagem poderá encontrar no link abaixo.

*****************

Como tudo era mais devagar naquele tempo, notícias do que acontecia com os artistas, eventos dos quais participavam em Hollywood etc. eram publicados depois de mais de um ano que haviam acontecido. E ficávamos satisfeitos. Assim, mostro abaixo "fotos de verdade" publicadas em série na revista, momento que o Zoom terá de entrar em acão ou então, novamente, vê-las ampliadas no meu álbum do Orkut, aberto a todos.


Shelley Winters e Vitorio Gassman, acima. Vejam só, o casal Tony Curtis e Janet Leigh cumprimentando a "princesa Elizabeth"! Na mesma página os ingleses Vivien Leigh e Lawrence Olivier.



Nesta página, Lana Turner a bordo de um avião e uma foto rara de Maria Montez com seu esposo Jean-Pierre Aumont, que pouco tempo depois tornou-se viúvo. O ator contracenou em "Lili" com Leslie Caron. Eu gostava tanto de Leslie Caron que ver uma foto dela com uma companhia masculina me causava ciúme!!





Acima, Judy Holliday, José Ferrer, Gloria Swanson e Celeste Holm. Marlene Dietrich, cujo túmulo visitei em Berlim. James Stewart, que juntamente com Ricardo Montalban foram os únicos artista que conheci, na Rose Parade. Jane Wyman, Josephine Hull e Dean Jagger também na página.


Foto rara da italianinha Pier Angeli e, abaixo, Jeffrey Hunter, o melhor intérprete de Jesus, em "O Rei dos Reis", filmado anos mais tarde. Anne Francis, na primeira foto.


Em destaque na página, Mitzi Gaynor com os dancarinos Gower e Maggie Champion, Barbara Rush, esposa de Jeffrey, o argentino Fernando Lamas e ainda Tyrone Power e Linda Christian.



Dick Powell e June Allyson batizam seu filhinho na mesma igreja em que eu fui batizado e frequentei naquela época, a Igreja Episcopal. John Agar e Robert Walker também aparecem na página.


Destaques da página: Elizabeth Taylor, Betty Hutton, Betty Davis, Ann Blyth (de quem recebi a primeira foto direto de Hollywood) e Gregory Peck com sua esposa finlandesa.


George Sanders com Zsa Zsa Gabor, Jeff Chandler (gostou da foto, amiga Glória?) e William Holden e esposa.


Saliento nesta página, Louis Jourdan, na frente de cuja casa tirei uma foto em Beverly Hills, e Judy Garland (gostou da foto, amiga Carla?)



Olhem a Jane Wyman quando era casada com o Ronald Reagan, mais tarde presidente americano! O John Wayne. A Terry Moore. E a Greta Garbo já naquele tempo fugindo dos fotógrafos!


Barbara Stanwyck no tempo quando era ainda casada com o Robert Taylor. Judy Garland e seu marido Vincent Minnelli palestrando com Spencer Tracy. Kirk Douglas e sua esposa da época, e um dos meninos o Michael Douglas!


As beldades Ava Gardner, Irene Dunne, Diana Lynn e Loretta Young. Mona Freeman e, na outra foto "batem um papinho" (já era gíria naquele tempo!) Joan Fontaine, Lana Turner e Ava Gardner.

********************



Como já mencionei, guardei as fotos recebidas dos artistas (ver link abaixo), mas quando comecei a viajar desfiz-me dos envelopes para "aliviar" a bagagem. Este, recebido com a foto de Gloria deHaven, foi o único que guardei como recordacão.



***********************************

L I N K S

AINDA SOBRE A ANTIGA REVISTA CINEMIN:

http://www.gibiraro.com.br/persona.asp?id=43

Do filme que passou, a FILMELÂNDIA que ficou.

As fotos de nossos artistas favoritos


Visitando Hollywood


O que era ir ao cinema na década de 50... e na de 20?

Meu encontro com Victoria, filha de Charles Chaplin.
... e muitas postagens sobre cinema que poderá encontrar no


ÍNDICE DE TODOS OS MEUS TÓPICOS.


**************

PRÓXIMA POSTAGEM:
CINEMIN, Hollywood, anos 50 (complemento).

***************

7 Comments:

  • Olá seu Paulo,
    Que postagem maravilhosa!!! Bom chegar a casa e ter algo de bom para ler além do jornal ( que não é tão bom assim ), e relaxar com lembranças que nos trazem de volta uma vida muito, mas muito gostosa! Eram nesses filmes que apontavam para o mundo um novo modo de agir, crescer, se comportar... Historias com um conteúdo que poucos veem hoje!
    Muito bom Senhor! Só tenho a agradecer pelo devaneio gostoso que acabo de ter!
    Grande abraço
    Maria.

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, outubro 13, 2009 11:55:00 PM  

  • Amigo Paulo,
    Uma delícia seu Blog!
    Adooooorei encontrar o Jeff Chandler nas suas postagens! obrigada!
    Você nos permite viajar e sonhar...
    Deus te abençoe!
    Abraços,
    Gloria Policano

    By Blogger Gloria Policano, at quarta-feira, outubro 14, 2009 1:26:00 AM  

  • Querido Paulo,ler tua matéria e rever estas fotos maravilhosas, foi como revisitar parentes queridos, a minha família do cinema,que eu amo muito. fiquei muito emocionada por estar em contato com este material valioso que compartilhou com os cinéfilos amigos.
    Parabéns por sua generosidade, e por amar como eu o cinema clássico.
    Adorei !!! :)

    By Blogger siby13, at sexta-feira, outubro 16, 2009 2:45:00 AM  

  • paulinho, coisa maravilhosa essa. gostei tanto de tua matéria que vou coloca-la no purviance. com os devidos créditos, claro. abraços

    By Blogger Carla Marinho, at domingo, outubro 18, 2009 3:27:00 PM  

  • Aninha:
    Paulo, muito legal esse seu post sobre o cinema... com os recortes da "Cinemim". Imagino como devia ser bacana ir ao cinema nessa época dos grandes clássicos bíblicos, épicos, faroestes, musicais... Enfim, as grandes produções da MGM, da FOX...ora, se eu, que não alcencei essa época, adoro ter alguns desses clássicos em casa e adoro assistir quando alguns são exibidos pela TCM, imagine na época, que tudo começou?!! Bacana dividir conosco um pouco dessa sensação. Abraços.

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, novembro 09, 2009 1:17:00 PM  

  • Querido Paulo, esta relendo esta matéria sobre a Cinemin. Que delicia!!! Verdadeiros tesouros não é?
    Um assunto que não se esgota e nos deixa muito feliz. :)

    By Blogger siby13, at sábado, maio 23, 2015 1:43:00 AM  

  • Carissimo Paulo Franke, parabéns pela postagem magnifica. Que doces lembranças me trouxeram de meu pai que colecionava revistas Cinemin. Ele era apaixonado por cinema e tinha centenas de exemplares que mandava encadernar cuidadosamente. Hoje eu ainda tenho alguns poucos que guardo como um tesouro. Agradecida por tudo isso, meu amigo. Um caloroso abraço. Muita sorte e saúde. Alexis Smith/fevereiro/2017

    By Blogger Alexis, at domingo, fevereiro 26, 2017 5:54:00 AM  

Postar um comentário

<< Home