Paulo Franke

31 dezembro, 2008

A Parada das Rosas /Rose Parade em Pasadena-CA

Lembro-me de que no Brasil, em uma certa época pelo menos, era comum assistirmos à Parada das Rosas pela TV no primeiro dia de cada ano. Aqui na Finlândia, mesmo nos canais americanos, não a tenho visto mais, a não ser pelo http://www.youtube.com/ (busque Rose Parade)
.
Tradicional em Pasadena, na Califórnia, foi iniciada em 1890 por um grupo de moradores da cidade que dizia: "Em New York no início do ano o povo está enterrado na neve; aqui na Califórnia temos flores e frutas; vamos, portanto, comemorar este paraíso!"
E assim iniciaram a famosa Rose Parade a cada primeiro dia do ano!



Na véspera do ano-novo de 1982, no meu caminho à Austrália para participar de um curso editorial, eu estava hospedado na casa de um colega em Los Angeles. Às 20h00 com ele e sua esposa participei de um culto de vigília em uma igreja do Exército de Salvacão, aquela que menciono em um tópico sobre Hollywood que fora um grande cinema onde muitas premières de filmes famosos foram apresentadas. Pelas 22h00 estávamos de volta à sua casa. Como eles foram dormir, fui também para o meu quarto, sem "comemorar a passagem do ano". Depois entendi a razão: precisávamos descansar para irmos bem cedo para Pasadena, pois meu colega participaria da famosa Parada das Rosas. A foto tirei da rodovia que nos conduzia até lá.
.

Antes de prosseguir, um pedido de desculpas pela má qualidade de minhas fotos...
Elas foram tiradas a partir da projecão de antigos slides na sala de nossa casa. Poderia levar os slides para serem processados de forma a se transformarem em fotos de boa qualidade, mas aqui isso custa € 1.00 cada um !! (Alguém por acaso me dá o preco do Brasil??)


Carros alegóricos magníficos, cada um coberto de rosas de diversas cores, este das comunidades dos países do norte europeu, cuja emigracão para os USA se deu em massa.



Ô povo para curtir a sua bandeira, neste caso feita de flores.



Pessoas, fantasiadas de acordo com o tema, compõem o cenário.



De costas, essa é a "porquinha" que foi sucesso nos desenhos e filmes dos anos 80.



Alguma comunidade de descendentes do norte da Europa apresentou o seu belo carro, enfeitado sempre de flores ou de rosas, com uma patinadora ao vivo.



Este belo carro mereceu uma foto: bonecas confeccionando uma grande colcha toda feita de flores, num clima de fazenda.



Americanos são vidrados em bonecos, não só na Disneyland!
.
.


Este, uma pálida e inocente réplica do Carnaval in Rio!! Obrigado, em todo o caso!
.
.


Olhem a beleza deste, se considerarmos que é forrado literalmente de flores!
.
.
.


É um show ecológico na verdade!

.

Não somente carros cobertos de flores desfilam na Parada das Rosas, mas também bandas as mais diversas, de escolas, clubes, associacões etc.

.

Ao fotografar uma banda de Massachusetts, eu jamais imaginaria que três anos depois viveríamos naquele estado, na cidade de Fall River, que tem uma enorme comunidade portuguesa! Por essa razão fomos enviados para trabalhar no The Salvation Army de lá, porém como quase todas as pessoas procediam dos Acores há muitos anos, não entendiam o meu português-brasileiro e eu não entendia o sotaque acoriano-americanizado... Falar o inglês foi a frustrante solucão.

.

E falar "nele", o Exército de Salvacão, muito grande na área de Los Angeles, é o grupo musical - banda de metais e coreografia em pandeiros - mais antigo a participar da Parada das Rosas, desde 1920, sendo muito aplaudido ao desfilar. Na placa, "The Salvation Army - your friend and your neighbor" (O ES, seu amigo e seu vizinho).



Naqueles anos ainda as mulheres usavam o típico chapéu, acervo de museu atualmente.

.



Em primeiro plano, meu amigo Bob, que conheci em um curso na Inglaterra em 1973 e que encontrei novamente naquele dezembro de 1981. Pacientemente, Bob levou-me para também conhecer Hollywwod, a Universal Studios, Metro Goldwyn-Mayer, Twentieth Century Fox e ainda rodar pacientemente comigo pelas casas dos artistas. "Você conhece mais Hollywood do que o povo que aqui vive!", nunca me esqueco de sua observacão quando eu reconhecia nomes de antigos atores na calcada da fama, no Chinese Theater ou passando diante de seus casarões. Ele foi o meu fotógrato incansável.
Há cerca de 5 anos, Bob, que nasceu no Alasca, foi transferido "para o andar de cima" onde toca seus louvores ao Senhor a quem serviu fielmente a vida inteira!



No link abaixo indicado, veja o YouTube do ES participando da parada de 1 de janeiro de 2008.



E eis que chega o automóvel do Grand Marshall da Rose Parade daquele ano, o ator James Stewart acompanhado de sua esposa!! Garanto que a imagem nos telões dos imensos cinemas da década de 50 eram perfeitas em comparacão às de algumas dessas fotos... (sorry!)



Quantos filmes seus haviam desfilado pelos meus olhos... agora era a minha vez de, em pessoa, vê-lo desfilar!



Qual terá sido o seu melhor papel, como personagem de Hitchcock ou como o palhaco de "O maior espetáculo da Terra" (The biggest show on earth), que contracenou com Betty Hutton, que vivia em Rhode Island quando vivemos em Masschussetts. Um dia no jornal local, a notícia de sua formatura. Pena que não compareci para dar os meus parabéns a uma atriz que muito admirava.



E olhem minha alegria ao ver o ator Ricardo Montalban chegando, sentado sobre uma pirâmide mexicana coberta de flores (talvez rosas amarelas, a que acho as mais bonitas!).



"Remember Brazilian Love?" - filme "Meu amor brasileiro", em que contracenou com Lana Turner - cheguei a gritar para ele, que no barulho não ouviu.

Em tempo:
16.01.09 . morre Ricardo Montalban com 88 anos.


§ § § § § § § § §
§
.

Finalizando...

.


Flores e cães e gatos... gosto na mesma proporcão, isto é, mais ou menos, sendo que admiro a flor amor-perfeito em suas diversas coloracões, que me lembram sempre gatinhos-de-mau-humor!
Homens no Brasil de modo geral não recebem flores. Recordo-me, no entanto, ao viver na cidade de Joinville-SC de, quando por ocasião da passagem dos meus 23 anos, ter recebido pela primeira vez na vida flores que encheram a sala do meu apartamento de solteiro! Nunca mais, até que vim morar na Finlândia onde o costume, igual ao dos alemães, é também presentear homens com flores ... que passo imediatamente para as mãos de minha esposa,
que gosta muito de plantas em geral.
Para finalizar esta postagem, uma poesia que fala de "flores espalhadas pelo caminho". Seria o ideal se a vida fosse assim, mas...
.

§
.


- O que Deus tem prometido -
.

Deus não tem prometido céu sempre azul,
Flores espalhadas pelo caminho da nossa vida.
Deus não tem prometido sol sem chuva,
Alegria sem tristeza, paz sem dor.
.

Mas Deus tem prometido forca para o dia,
Descanso para o trabalhador,
Luz para o caminho, graca para a provacão,
Ajuda para os caídos, infalível simpatia, imortal amor.
.

No original em inglês:
.


- What God has promised -
.

God has not promised skies always blue,
Flower-strewn pathways all our lives through;
God had not promised sun without rain,
Joy without sorrow, peace without pain.
.

But God has promised strength for the day,
Rest for the labour, light for the way,
Grace for the trials, help from above,
Unfailing sumpathy, undying love.
.

- Annie Johnson Flint -
.


§ § § § § § § §

.

L i n k s :

O Exército de Salvacão na Parada das Rosas de 2008:

http://www.youtube.com/watch?v=J6cIQlgDReQ
.

E na de 2009 (ONTEM!!!)
.

http://www.youtube.com/watch?v=3LrGNTrVn7I

.


Acessando o endereco do YouTube, poderá assistir a outros grupos da parada deste ano.

.

Temas sobre cinema antigo, veja no Índice de todos os meus tópicos.

.

UM FELIZ E ABENCOADO 2009 AOS CAROS LEITORES!!





.
________________

.

Próxima postagem:

Os dramáticos últimos meses de Anne Frank (imperdível!)





2 Comments:

  • Linda Poesia Paulo...realmente Deus nós deseja coisas maravilhosas...que tenhamos sempre a prudência de enxergar tudo isso....
    Nossa sempre quis saber mais sobre essas paradas ...acho muito bonito...que bom que nesse maravilhoso blog posso estar sempre aprendendo muito...isso me faz muito bem ...obrigado amigo!

    By Anonymous Anônimo, at sábado, janeiro 03, 2009 6:02:00 AM  

  • Ri muito do seu comentário sobre os homens no Brasil não terem o hábito de receber flores. Quando namorava o Ricardo, mandei umas flores pra ele no seu aniversário e foi realmente algo estranho: primeira e única vez!!! Agora somos seguidores do seu blog. Fica mais fácil de ver as atualizações e mal posso esperar pela próxima.

    By Blogger Família Amaral, at segunda-feira, janeiro 19, 2009 2:55:00 PM  

Postar um comentário

<< Home