Paulo Franke

25 setembro, 2006

BEN-HUR - a história de seu escritor





Detentor de 11 Oscars da Academia de Cinema no ano de 1960, o filme "Ben-Hur" foi o mais premiado da história do cinema até então, o que não deixa de ser surpreendente em se tratando de uma história que tem como fundo outra história, a de Jesus Cristo. Acrescentando-se a essas ainda uma outra história, a de como o livro - no qual o filme é baseado - chegou a ser escrito, constataremos a mão de Deus atuando para o Seu propósito.

Lewis Wallace, engenheiro militar e escritor americano, era conhecido como um homem ateu. Certa vez, viajando de trem com um grande amigo, comentavam a respeito da quantidade de torres de igrejas que havia na cidade de Saint Louis, capital do Missouri, acrescentando que não podiam entender como tanta gente culta acreditava nas Escrituras.
Naquele momento, o amigo sugeriu-lhe que escrevesse um livro provando ao mundo que Jesus Cristo nunca existiu e que tampouco Deus tenha inspirado os os autores dos Evangelhos ou dos outros livros do Novo Testamento. Tal livro por certo o tornaria célebre e derrubaria o "mito" de que Jesus é o Salvador do mundo.
Concordando com o amigo, Lewis revelou o plano à sua esposa, membro fiel da Igreja Metodista, que muito se entristeceu, passando a orar com mais insistência pelo marido desde aquele instante.
Durante mais dois anos, Lewis coletou dados e pesquisou a vida de Jesus em diversas bibliotecas dos Estados Unidos. Finalmente, encontrou-se em uma situacão bem difícil. Disse ele: "Comecei a escrever um livro para provar que Jesus Cristo nunca existiu e quando me dei conta estava provando que Ele de fato existiu. Tal conviccão tornou-se em mim certeza absoluta. Ao estudar Seu caráter, não tive mais dúvidas ser o Filho de Deus, e assim abri totalmente o meu coracão a Ele!"
Quando declarou à esposa que havia abracado a fé, os dois ajoelharam-se e agradeceram a Deus pela revelacão de Seu Filho e por Sua misericórdia.
O livro, que é uma apologia das lutas do cristianismo primitivo, foi escrito em 1880 e transformado por duas vezes em filme de grande sucesso.

Transcrito de "O Estandarte Cristão".

11 Comments:

  • maravilha. muito bom!

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, dezembro 12, 2006 7:11:00 AM  

  • Oi Pai, o livro Ben-Hur é considerado como a obra literária mais lida depois da Bíblia.
    Eu tenho o livro, o Filme de 1959 e a trilha sonora completa.
    Nunca esqueço a primeira vez que vi o Filme em Aland.
    Até. Aaron

    By Anonymous Anônimo, at sábado, dezembro 16, 2006 5:02:00 AM  

  • Saudações Paulo Franke, Satisfação.

    Daqui a três semanas será escrito um artigo sobre BEN HUR no meu blog, o ARCANUM, em celebração dos 50 anos de lançamento nos EUA, onde abordarei não somente sobre o filme e as outras duas versões para o cinema, como também a obra literária, a vida\ do seu autor, o General Lew Wallace, e as versões teatrais.

    Como sei que é um fã do Cinema Antigo, convido para visitar meu espaço e se entreter com um artigo que escrevi sobre ROBERT RYAN em homenagem ao seu centenário de nascimento.

    Grande abraço

    Paulo Néry

    By Blogger Arcanum, at domingo, novembro 15, 2009 3:23:00 PM  

  • Criação do Coração de Deus, Ben-Hur.

    By Blogger Lu Moura, at quinta-feira, abril 17, 2014 10:00:00 AM  

  • Recomendo ver esse filme com som 5.1, num bom home theater - é impactante ! O som dos grilhões no navio, a batalha das bigas e tantas outras cenas ficam ainda mais espetaculares.
    Essa inspiradora obra mereceu cada Oscar .
    Valeu pela lembrança, Paulo Franke.

    By Anonymous Francisco S V Filho, at terça-feira, março 31, 2015 12:18:00 AM  

  • Refaco o comentario pois evaporou-se... Achei o filme uma maravilha, eu estava no auge dos meus 14 anos. Um filmaco ! Ao nivel dos Dez Mandamentos e outros da mesma grandeza...

    By Anonymous Gerson Langie Barum, at terça-feira, março 31, 2015 4:38:00 AM  

  • Primo, não conhecia a história do escritor, me emocionei...aliás é claro que vou assistir ao filme novamente...

    By Anonymous leone barum, at terça-feira, março 31, 2015 6:13:00 PM  

  • Obrigado, querido amigo e irmão Paulo Franke! Foi de grande edificação, ler sobre a conversão deste homem, que - na tentativa de provar aquilo que julgava uma farsa - acabou por ter um encontro real com Jesus; do qual este maravilhoso livro é uma das consequências. Glória a Deus que enviou o Seu filho Jesus, para ser o Salvador daqueles que creem!

    By Blogger Bispo Calegari, at quarta-feira, abril 01, 2015 1:15:00 PM  

  • Que emocionante e comovente historia de conversão! "Como negar o inegável!!!"
    Jesus está vivo, Ele existiu e existirá eternamente,que maravilha estarmos convictos dessa verdade!
    Esse filme é daqueles que não dá para assistir uma unica vez!

    By Blogger Yara, at quarta-feira, abril 01, 2015 5:16:00 PM  

  • Querido amigo e irmão em Cristo Jesus Paulo Franke, sempre nos presenteando com um bom artigo como este dos bastidores do filme Ben-Hur. Muito obrigado. Desejamos que o Eterno faça Sua vontade em sua vida e família.

    By Blogger Wilson Strasse, at segunda-feira, março 27, 2017 2:33:00 PM  

  • Gosto de ler relatos assim. Um dia todos os opositores da Fé terão de dizer: "E a Bíblia tinha razão". Jesus Cristo Vive e ainda hoje continua alcançando e transformando vidas. Jesus Cristo é Real e um dia receberá os Seus em Sua Glória.
    Que Gloriosa Esperança!
    Abigail

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, março 28, 2017 9:29:00 AM  

Postar um comentário

<< Home