Paulo Franke

17 julho, 2006

As fotos de nossos artistas favoritos

"Carta para mim?" A pergunta era repetida a cada vez que voltava da escola. E muitas vezes, impaciente mas cuidadosamente, abria os envelopes que chegavam de Hollywood com as fotos de meus artistas preferidos.
Colecioná-las era um passatempo típico da mocidade dos anos 50. Não me recordo exatamente quem me passara a informacão: bastava copiar à mão (pois nem datilografar sabia, muito menos computador havia) um texto padrão em inglês, sublinhando a palavra photo, escrever no envelope o nome do artista e o estúdio ao qual pertenciam, adquiridos através de revistas sobre cinema, uma delas a Filmelândia. Feito isso, levávamos as cartas em envelope aberto para serem enviadas por via marítima, pois por via aérea nossa mesada não era suficiente para tanto. E o mais era ter paciência, muita paciência; plantáramos e um dia esperávamos pela colheita.
Minhas irmãs também entraram na brincadeira (aliás, coisa muito séria para nós!) e enquanto eu escrevia as minhas cartas para atrizes, principalmente, elas escreviam para seus astros preferidos. "Olha quem me enviou uma foto, o Ronald Reagan!" exclamou minha irmã um dia, sem imaginar que um dos seus artistas preferidos se tornaria presidente dos USA! (a foto será postada em breve neste tópico)
E eu vibrava com as fotos autografadas que me chegavam, algumas com assinatura impressa e outras escritas a "caneta-tinteiro", bastando molhar o dedo com saliva e passar para ver que se tratava de tinta mesmo (até hoje acredito que, embora fossem secretárias quem as remetiam, algumas assinaturas eram de fato dos artistas).
Que alegria foi receber a foto da belíssima Grace Kelly e com pouco intervalo a do James Stewart! Para completar a alegria, o cinema do bairro anunciava para breve o filme "A Janela Indiscreta", com ambos os artistas e dirigido pelo mestre do suspense.
Na semana em que Grace morrera, em 1982, escrevi um artigo em sua homenagem. E no mesmo ano, em Pasadena, CA, entre a multidão que se aglomerava para ver a Rose Parade, estava eu vendo James Stewart acenar sentado em um carro aberto. Em outro carro, Ricardo Montalban!!
E foram esses dois os únicos astros do cinema americano que vi com meus próprios olhos. Nas Mansões dos Artistas, em Holywood, vi seus palacetes, no Chinese Theater suas assinaturas, mas nada se comparava às suas fotos, amareladas algumas, que hoje me fazem recordar o passado quando eram tão vivos e apreciados!
E quando sei de sua morte não deixo de sentir, pois, afinal, eram como amigos ou parentes nossos nos anos dourados da década de 50.

Obs.: como que para prestar-lhes uma homenagem, tenho um tópico - "Quem ainda se lembra dele/a?" - na Comunidade "Filmes Antigos". Bem-vindos!



As fotos dos três atores acima são contribuicão de minha irmã

4 Comments:

  • Caro, Paulo
    Encontrei o seu blog através da comunidade Brasileiros na Finlândia, no orkut. Vc nos convidou para ler seu post sobre sua visita àquele famoso campo de concentracao na Polônia e eu, como gostei muito da maneira como vc escreve/vê o mundo estou lendo seus outros posts tb!
    Foi muito gostoso compartilhar desta sua recordacao de adolescência, realmente vc era paciente, imagino o qto demorava para chegar estas fotos, mas a espera valia a pena, nao?
    Bem, meus ídolos de adolescência foram os grupos musicais tipo "menudo" e bem, as bancas de jornais estavam sempre abarrotadas de produtos sobre eles! Acho que nos anos 80 tudo comecou a ficar mais descartável...
    Tenha um bom dia!

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, novembro 14, 2006 10:26:00 AM  

  • Caro Senhor Paulo,estou olhando neste momento seu blog e a medida que leio,mais me encanta,a forma como leva sua vida,e tambem o seu passado tao divertido e lindo.Pelo que posso notar,o senhor o viveu e vive,em toda a intensidade,sem deixar nada para traz.Isto sim, que e viver plenamente.Abracos,e vou continuar este passeio,que e visitar o blog.parabens.

    By Anonymous Anônimo, at terça-feira, novembro 28, 2006 11:30:00 AM  

  • AMIGO PAULO,
    QUE MARAVILHA, VER HOJE ALGUEM FALANDO E SE LEMBRANDO DAS IRMÃS CHIOZZO, INFELIZMENTE A CAÇULA SILVINHA, FALECEU EM 25-01-05 VITIMADA PELO CANCER. MAS ADELAIDE ESTÁ AÍ NO ALTO DE SEUS 77 ANOS, LINDA E ATIVA.

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, abril 25, 2008 9:37:00 PM  

  • Paulo, prazer em conhece-lo. Ontem estive com a Adelaide Chiozzo em um evento e fiquei impressionada com a sua vitalidade, conservadissima, muito bonita, dentes perfeitos, olhar vivo, enxuterrima, ela disse que tem 78 anos, se fez plastica esta foi perfeita, ela estah mesmo uma gata...

    By Anonymous maria luiza/rio, at segunda-feira, novembro 30, 2009 11:00:00 PM  

Postar um comentário

<< Home